Nicho Verde

Ribeira de Pena situa-se na região norte de Portugal e sub-região do Tâmega e pertence ao distrito de Vila Real. É limitado a norte pelo concelho de Boticas, a sul por Vila Real e Mondim de Basto, a oeste por Cabeceiras de Basto e a este por Vila Pouca de Aguiar.
Em Ribeira de Pena podemos encontrar vestígios civilizacionais diferenciados como as gravuras rupestres de Lamelas, sepulturas, pontes medievais e indícios de Cultura Castreja e Romana. Realçam-se ainda, no panorama Ribeira de Pena, as grandes casas rurais e solares brasonados pertencentes à fidalguia que um dia se instalou nesta região. Destaque ainda para a presença de Camilo Castelo Branco, onde casou, deixando obras com conteúdos relacionados com Ribeira de Pena como “Maria Moisés” e “Noites de Lamego”.
Ribeira de Pena detém uma fauna diversa como javalis, lebres, aves de rapina e, nos cumes das maiores elevações, o lobo ibérico.
As suas principais linhas de água são o rio Tâmega, Beça e Poio.

O Caminho do Abade

Caminhada em Ribeira de Pena com início na Igreja Matriz e que se cruza com pontos do Percurso Camiliano. O percurso é feito por caminhos antigos (de calçada) até à aldeia de Friúme, onde Camilo Castelo Branco habitou, com passagem pela "ilha dos amores", fonte de inspiração do conhecido escritor. O resto do percurso segue ao longo das margens do Rio Tâmega até Santo Aleixo, terminando com a passagem da famosa Ponte de Arame.

DURAÇÃO: 3 a 4 horas

DIFICULDADE: baixa/média

Canyoning  no Rio Poio

Situado em Ribeira de Pena (Cerva), o Rio Poio é o rio mais extenso e técnico de Portugal continental, apresentando um verdadeiro desafio a todos os amantes da modalidade de Canyoning. Devido à complexidade de certas partes do rio, esta actividade é restrita apenas a clientes que já tenham participado em outras actividades de Canyoning com o Nicho Verde, ou seja, que lhes sejam reconhecidas, por parte dos monitores do Nicho Verde, capacidades para efectuar a descida.

DURAÇÃO: 7 a 8 horas

DIFICULDADE: alta

 Marcação
 Marcação
ACTIVIDADE
PERCURSO CAMILIANO
 
DURAÇÃO / DIFICULDADE
3 a 4 horas / baixa
PREÇO
25€
Marcação

 

CampoVisual